segunda-feira, 26 de abril de 2010

CULTURA, COMPORTAMENTO E CLIMA ORGANIZACIONAL:
UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA.


Fonte: http://www.albertoalvaraes.adm.br/artigos/artigo027.htm
Autor: Alberto Alvarães (09/05/2008)


Definição de três elementos que acabam se confundindo no nosso dia-a-dia organizacional, na sala de aula e até mesmo nas literaturas. Estes elementos são: cultura organizacional, comportamento organizacional e clima organizacional. Ainda que possa parecer apenas um preciosismo acadêmico, a perfeita compreensão do que é cada um desses elementos é fundamental para a gestão organizacional, principalmente a gestão de pessoas. Sabendo-se o que é, quais os limites e quais as particularidades de cada um deles.
Para um melhor entendimento desses elementos, as definições sob cinco dimensões: a dimensão temporal, a dimensão reativa, a dimensão funcional, a dimensão científica e a dimensão relacional.
A dimensão temporal se refere à abrangência de cada elemento em relação ao tempo. A cultura organizacional é a que tem a maior abrangência, pois ela se configura a partir da fundação da empresa. Determinantes como os valores dos fundadores, os estilos de liderança, o ramo de negócio, seus símbolos e rituais vão moldando as pessoas que nela trabalham. É algo fácil de entender quando fazemos uma comparação entre o “grupo empresa” e o “grupo familiar”. Cada família possui sua própria “cultura familiar”, a sua forma de ser, seus valores e seus princípios a partir das definições e conselhos do patriarca e das atitudes de seus principais componentes. Similar a isso temos a cultura organizacional. De menor abrangência temporal temos o comportamento organizacional que é uma espécie de “média” dos comportamentos individuais. É o resultado de ações do ambiente interno e externo à organização, ou seja, é a reação final do grupo de pessoas que trabalham na organização acarretada pelas ações internas (liderança, ambiente físico, comunicação interpessoal...) e externas (concorrência, política, economia...). Sob a dimensão temporal, o comportamento organizacional possui menos abrangência, pois as suas reações surgem a partir de ações mais recentes dos ambientes interno e externo.
A dimensão reativa se refere à velocidade com a qual o elemento se modifica, é a velocidade da mudança. A cultura organizacional é a que mais lentamente se modifica. Por estar ligada a fatores mais longínquos que se “acomodam” ao longo da história da organização, modificações nesse elemento são mais lentas e mais difíceis, a resistência à mudança das pessoas é maior. Utilizando a mesma analogia, mudar a forma de ser de uma família que foi se formando através dos anos dentro de moldes muito bem definidos não é impossível, mas requer muito tempo e muita administração das resistências. O comportamento organizacional possui uma reatividade maior. Os fatores ambientais internos e externos geram reações mais ou menos imediatas.
A dimensão funcional se refere à abrangência do elemento dentro do contexto organizacional. A cultura organizacional abrange todos os fatores históricos, os rituais, os costumes, os estilos de liderança, os valores e os princípios definidos ao longo da existência da organização. Esses fatores são originados a partir dos fundadores, líderes, clientes e dos próprios funcionários que também têm, cada um, a sua própria cultural. O comportamento organizacional abrange todos os fatores relacionados ao comportamento humano tais como atitudes da liderança, relacionamento interpessoal, resistência à mudança, condições de trabalho, motivação e satisfação. O clima organizacional, sendo apenas uma forma de “perceber” uma situação em um determinado momento, possui uma dimensão funcional de “medida”, ou seja, o clima organizacional é algo que “mede” ou, como costumamos conceituar, serve para “diminuir a subjetividade” uma vez que comportamento humano e cultura organizacional não podem ser medidos como se mede o tamanho de um tijolo ou se pesa um saco de batatas.
A dimensão científica nos mostra qual a área científica que trata cada um desses elementos. Pelo seu contexto histórico diacrônico e inter-relacional, a cultura organizacional é atendida pela área científica da antropologia e sociologia. O comportamento organizacional por lidar com grupos e indivíduos, é atendido pela área da sociologia e psicologia. O clima organizacional, por ser uma forma de análise de cenários e estudo situacional é atendido pela administração. É claro que cada uma dessas áreas científicas trata um pouco mais de cada elemento, mas não deixa de estar presente em todas.
A dimensão relacional nos elucida quem influencia quem. Entendendo-se as outras dimensões dos três elementos, ficará mais fácil entender essas questões relacionais. A cultura organizacional sofre a influência do comportamento organizacional e a recíproca é verdadeira. A cultura pode se moldar em função das reações do dia-a-dia organizacional. Esta mudança, claro, possui uma velocidade de mudança mais lenta. O comportamento organizacional pode ser influenciado pela cultura organizacional. Essa mudança é um pouco mais rápida que o inverso, pois normalmente nessa ordem, o poder e as normas organizacionais forçam padrões de condutas. O clima organizacional não influencia nenhum elemento, pois ele é apenas a configuração de um cenário e, sendo assim, ao contrário, ele é formado a partir do comportamento e da cultura organizacional. Ainda devemos incluir neste estudo relacional os fatores ambientais internos e externos que influenciam fortemente o comportamento organizacional e, de forma mais branda, a cultura organizacional.
Clique na imagem para ampliá-la.

Um comentário: